1.ª edição portuguesa de um livro incontornável na história da arquitectura contemporânea, da autoria do arquitecto e urbanista egípcio Hassan Fathy. Passados 40 anos após a primeira edição, o conteúdo continua a surpreender pela sua actualidade.

O livro traz-nos uma narrativa dos trabalhos de construção de uma nova cidade, usando as técnicas tradicionais de construção em terra, num relato que prima tanto pelo detalhe científico como pela reflexão filosófica do autor, e em que se são descritas técnicas eficazes, economicamente acessíveis, de fácil manutenção e ecologicamente equilibradas.

Hassan Fathy foi o mentor do projecto e da construção da cidade de Nova Gurna, em Luxor no Egipto. Ensinando à população camponesa as técnicas de construção tradicionais e planeando com os futuros moradores a configuração das suas próprias habitações, Fathy e Nova Gurna são a prova de que a utopia se pode transformar em realidade.

Arquitectura Para os Pobres é um importante contributo não só para a arquitectura e urbanismo, como também para a economia, as ciências sociais, a ecologia e a sustentabilidade do mundo rural. Um extenso levantamento fotográfico da época, com 104 imagens e desenhos, ilustra com grande profundidade toda a realidade descrita na obra.

Uma obra de valor científico, cultural e documental que constitui um testemunho de uma realidade quase esquecida e em processo de desaparecimento.

Autor(es): Hassan Fathy
Ano: 2009 – 1.ª Edição
Páginas: 208
Idioma(s): Português
Dimensões: 190 mm x 320 mm
Edição: Argumentum / Dinalivro
PVP: 30,00 €

Veja como adquirir aqui.