Esta obra é o resultado de um exercício prático desenvolvido na unidade curricular Construção 2, com alunos do 3.º ano do curso de Mestrado Integrado de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Apresenta todo o conjunto de trabalhos realizados durante o segundo exercício, com um carácter exploratório e experimental, e procura retratar, sem filtros e sem qualquer tipo de selecção, os processos e os resultados alcançados por todos os grupos que estiveram dedicados a este projecto.

O exercício foi orientado para a aquisição de competências no domínio das tecnologias de construção e sobretudo na aquisição de capacidades de análise, concepção e resolução de problemas tendo por base as propriedades dos materiais e os aspectos relativos à compreensão da física das construções.

Trata-se, no entanto, de um trabalho específico orientado para a produção de uma maqueta, à escala considerada como conveniente, capaz de analisar, interpretar e comunicar um processo ou sistema construtivo de uma obra de arquitectura, à escolha dos alunos.

Procura-se aqui recuperar e actualizar certas práticas – próximas dos antigos modos de projectar e de fazer arquitectura, que aqui se (re)inventam, (re)produzem e (re)orientam para as ciências da Construção – levando os alunos a pensar com conhecimento e criatividade, a resolver problemas, tomando decisões e colaborando como um grupo de projecto. No fundo, reproduzindo a verdadeira essência da arquitectura como arte colectiva dirigida para a Construção.

Autor(es): Carlos Nuno Lacerda Lopes
Ano: 2015
Páginas: 292
Idioma(s): Português
Dimensões: 170 mm x 240 mm
Edição: Edições CIAMH
PVP: 25,00 €

Veja como adquirir aqui.