Nos últimos anos, assistimos à crescente utilização do plástico na construção de edifícios, com estruturas tão atractivas quanto invulgares. Após as experiências iniciais na década de 1970, o plástico atravessa actualmente um grande ‘boom’.

Originalmente utilizado para estruturas temporárias, como o Pavilhão da BMW, em Frankfurt, hoje em dia é empregue em muitos edifícios permanentes, incluindo arquitectura religiosa, como a igreja em Radebeul, por Staib / Behnisch. Arquitectos de renome internacional, como Shigeru Ban e Herzog & de Meuron, utilizam frequentemente plástico transparente nos seus projectos. O plástico transparente parece efémero, pelo que captura perfeitamente o espírito da época. As suas várias qualidades entre o transparente e o translúcido tornam possível obter efeitos fascinantes com luz e cor.

Os projetos apresentados neste livro incluem a Allianz Arena, em Munique (Herzog & de Meuron), a Rocket Tower, em Leicester (Grimshaw & Partners), o Paper Art Museum, em Shizuoka (Shigeru Ban), e o complexo de habitação social Cité Manifeste, em Mulhouse (Lacaton Vassal).

Autor(es): Simone Jeska
Ano: 2008
Páginas: 159
Idioma(s): Inglês
Dimensões: 230 mm x 305 mm
Edição: Birkhäuser Architecture
PVP: 44,95 €

Veja como adquirir aqui.