O QUE É?

A ARQCOOP – Cooperativa para a Inserção Profissional em Arquitectura, CRL é uma instituição sem fins lucrativos cujo objecto social é a promoção, a qualificação e a implementação da Arquitectura e do Projecto, pela formação e integração profissional dos jovens licenciados, apoiando e fomentando a criação de novas oportunidades.

O QUE FAZ?

A actividade da ARQCOOP assenta num serviço de Ninho de Empresas, na oferta de cursos, acções de formação e workshops, na realização ou apoio à concretização de debates, conferências, seminários, exposições, acções de voluntariado e concursos para estudantes e jovens profissionais, na edição de livros e, futuramente, na oferta de estágios.

PORQUÊ?

Constatando a dificuldade que os jovens profissionais têm na criação os seus próprios ateliers ou empresas, a ARQCOOP acredita que, com formação adequada e enquadramento numa estrutura que lhes minimize os custos iniciais e apoie a promoção e lançamento, os jovens projectistas terão sucesso!

COMO?

A ARQCOOP é uma estrutura de apoio à inserção profissional inédita em Portugal. Inovando nas actividades formativas, oferecendo cursos, acções de formação e workshops inexistentes no mercado ou pouco comuns no universo do Projecto, apresenta também actividades formativas nas áreas do Imobiliário e Empreendedorismo, alargando os horizontes profissionais. E o seu Ninho de Empresas foi pioneiro, proporcionando pela primeira vez em Portugal um serviço deste género intencionalmente dirigido à realidade do mercado do Projecto!

COMO É FINANCIADA?

Sendo uma instituição sem fins lucrativos, cujo objectivo não é a obtenção de mais-valias para os cooperadores mas o apoio à criação ou integração de jovens profissionais e empresas no mercado, todos os excedentes anuais da ARQCOOP revertem exclusivamente para as Reservas específicas de cada actividade, sendo aplicadas na manutenção dos serviços e, futuramente, na atribuição de bolsas de estágio.


Consulte aqui o Estatuto da cooperativa.